'Arrepiante': brasileiros presentes na Praça São Pedro falam da emoção com escolha do papa
08/05/2025
(Foto: Reprodução) Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina pouco depois das 13h do horário de Brasília, anunciando o encerramento do conclave após os cardeais chegarem à maioria para a escolha do próximo pontífice. 'Arrepiante': brasileiros presentes na Praça São Pedro falam da emoção com escolha do papa
O novo papa foi escolhido: pouco depois das 13h do horário de Brasília, fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando o encerramento do conclave após os cardeais chegarem à maioria para a escolha do próximo pontífice e fazendo os fiéis presentes na Praça São Pedro vibrarem.
Entre os milhares que aguardavam estão vários brasileiros e o repórter Nilson Klava conversou com alguns deles.
Murilo Campos, que estava com uma bandeira do Brasil nas costas, estava sozinho. Contou que viajou para a Itália para ir a um casamento em Florença, mas resolveu acompanhar o conclave e estava na praça pelo segundo dia seguido.
"Jamais imaginaria viver isso na minha vida. É uma emoção muito grande. Foi muito bonita a festa na hora que a fumaça saiu. Deus me colocou aqui nesse momento", afirmou.
Bandeiras do Brasil na Praça São Pedro
GloboNews / Reprodução
Nezilu, de Belém do Pará, classificou o momento como "emocionante":
"Não encontro palavras para expressar o que eu sinto. Eu vi, bem no momento, os três pássaros ao redor da chaminé e, de repente, apareceu aquela fumaça branca. Espero que o novo papa seja um enviado por Deus, que seja iluminado e tenha sabedoria para conduzir esse rebanho".
Alisson, que passou o dia na praça nesta quarta-feira (8), contou que não estava no local quando o anúncio saiu, mas que correu ao ouvir que o papa havia sido escolhido.
"Estou muito emocionado! É a minha primeira viagem internacional. Coincidir com um momento desse... Estou muito feliz. É arrepiante, inesquecível. Nunca vou esquecer esse momento", falou.
O anúncio da escolha
Fumaça branca: novo papa é escolhido no Vaticano
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.
"Habemus Papam", disse o Vaticano logo após a fumaça.
Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.
O cardeal eleito ainda não havia sido revelado até a última atualização desta reportagem pelo Vaticano, mas o tradicional anúncio de "habemus papam", em que o novo papa aparece na sacada da Basílica de São Pedro, acontecerá ainda nesta quinta— nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.
Minutos apos a fumaça branca, o Vaticano afirmou também que o novo pontífice "aparecerá em breve".
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.
A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).
A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco. Ele havia recebido alta após passar cinco semanas internado para tratar uma pneumonia.
Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.
A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o "trono" da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor.
Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa
Reuters
Fiéis se emocionam após anúncio de novo papa
Reuters
LEIA TAMBÉM:
Cardeal escolhido como papa mudará de nome; veja as escolhas mais comuns
Chaminé da Capela Sistina: tradição da fumaça para anunciar papa tem 'apenas' duas centenas de anos e começou fora do Vaticano
Missa, capela Sistina fechada, 'Extra omnes' e fumaça preta: o primeiro dia do conclave em FOTOS e VÍDEOS