Golpe do falso advogado: saiba como se proteger e identificar ligações de criminosos
26/09/2025
(Foto: Reprodução) Escritórios da OAB de vários estados alertam sobre golpe do falso advogado
Nos últimos meses, uma modalidade de golpe passou a tirar o sono dos advogados do Distrito Federal – e, principalmente, dos clientes que têm processos em andamento na Justiça.
No golpe do falso advogado, criminosos acessam dados sigilosos dos processos judiciais (ou dos escritórios de advocacia) e ligam para os "clientes", pedindo depósitos em dinheiro para liberar um suposto valor mais alto em indenização ou ganho de causa.
O depósito desse "ganho de causa", é claro, nunca chega.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
No último dia 18, uma operação da Polícia Civil do DF prendeu suspeitos de integrar uma dessas quadrilhas. Pelo menos oito vítimas já foram identificadas – juntas, elas depositaram R$ 50 mil para os criminosos.
Casos similares já tinham sido registrados em julho e em fevereiro deste ano, só no DF.
Mas... como identificar se a ligação e o aviso de vitória na Justiça são fraudulentos?
Polícia Civil prende suspeito de aplicar o golpe do falso advogado em vítimas do DF
PCDF
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há um alerta geral: é preciso ter cuidado com promessas de soluções rápidas.
De acordo com a entidade, muitos criminosos se aproveitam da sensação de "lentidão" da Justiça para conquistar as vítimas, prometendo uma resolução rápida que, muitas vezes, sequer atende aos prazos mínimos de um processo.
O diretor de Prerrogativas da OAB-DF, Newton Rubens, recomenda "sobriedade":
"Pare imediatamente a conversa, encerre a ligação e entre em contato pelos canais oficiais, aqueles previstos no contrato. Ou até mesmo naqueles contatos pessoais, já salvos no celular de cada cidadão".
LEIA TAMBÉM:
PROTEJA-SE: TJ do DF alerta para o golpe do falso advogado; veja como se proteger
A OAB-DF também recomenda cautela extra se a conta informada para o depósito não estiver vinculada ao CPF do advogado ou ao CNPJ do escritório.
Através dos canais oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil, existe a possibilidade de confirmar a identidade do advogado. Veja detalhes no vídeo abaixo:
Newton Rubens, diretor de Prerrogativas da OAB DF, dá dicas para evitar golpe
Rubens faz um outro alerta: o fato de um advogado exigir "valores extras", além dos já previstos em contrato, é algo atípico por si só.
"Não é comum que a advocacia exija pagamentos para recebimento de valores de causa ou depósito judiciais. Em regra, só se deve pagar aqueles valores já previsto em contrato. E em caso de dúvidas, entre em contato com o seu advogado pessoalmente ou pelos canais oficiais".
Golpe do falso advogado
Polícia do DF faz operação contra grupo que aplicava golpe do falso advogado
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um grupo criminoso que usava sistemas do Poder Judiciário para aplicar o golpe do falso advogado.
Após conseguir informações no judiciário, os suspeitos entravam em contato com as vítimas, se passando por seus advogados, e solicitavam transferências de valores.
Segundo as investigações, os autores são da região de São Paulo. Três suspeitos foram presos pela Polícia do DF.
Os autores vão responder por:
estelionato (fraude eletrônica);
organização criminosa;
e lavagem de capitais.
LEIA TAMBÉM
FEMINICÍDIO: acusado de atropelar três vezes e matar ex é condenado a 67 anos de prisão no DF
MORTE DE VASCAÍNO: Torcida Jovem do Flamengo nega relação com morte de vascaíno, mas decide fechar sede no DF 'por tempo indeterminado'