Norte de Minas participa de feira internacional e leva os sabores do Cerrado ao Peru
27/09/2025
(Foto: Reprodução) Empreendedores do Norte de Minas participam da Expoalimentaria
Divulgação
O Norte de Minas participou pela primeira vez da Expoalimentaria, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. O evento aconteceu em Lima, no Peru, entre os dias 24 e 26 de setembro.
O estande do Projeto Sabores dos Gerais/Núcleo do Pequi reuniu produtos típicos da região, como derivados do pequi, baru, jatobá e outros alimentos de empreendimentos locais, que os visitantes puderam conhecer e degustar. A região integrou o espaço Amazing Foods Brazil.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Em nota enviada à imprensa, o diretor do Núcleo do Pequi, Daniel Vieira, ressaltou que a participação na feira internacional vai além da comercialização de produtos. Para ele, o momento representa uma oportunidade estratégica de valorização do Cerrado brasileiro.
“Nossa presença em Lima é mais do que uma oportunidade comercial. É a chance de mostrar ao mundo a riqueza do Cerrado, com produtos que unem tradição, valor nutricional e inovação. O pequi, o baru, o jatobá e tantos outros frutos carregam identidade cultural e potencial de mercado. Estamos preparados para transformá-los em negócios globais sem perder nossas raízes”.
“É motivo de orgulho representarmos nossa região. Já realizamos rodadas de negócios com parceiros estratégicos do Japão, Itália, Peru, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, todos interessados em conhecer e comercializar nossos produtos”, destacou Sara Alves de Mello, coordenadora do Sabores dos Gerais e representante da Prefeitura de Montes Claros.
O evento no Peru reuniu compradores, distribuidores e formadores de opinião de pelo menos 17 países.
Delegação mineira
Produtos derivados do pequi foram destaque na feira
Governo de Minas
Segundo o governo, oito empresas fizeram parte da delegação mineira, que levou produtos que expressam a diversidade e a inovação do agro do estado. Foram apresentados o pão de queijo premium, produtos de queijaria vegana, derivados do pequi, frutos do cerrado mineiro, como a castanha de baru, óleo de macaúba, cerveja de coquinho azedo e farinha de jatobá, além de balas, caramelos e maquinários para a indústria alimentícia.
A participação foi organizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e com a Embaixada do Brasil em Lima.
De acordo com a Sociedade Rural de Montes Claros, a ponte entre os órgãos para seleção dos empreendedores da região foi feita na Caravana do Agroexportador, realizada durante a 51ª Expomontes. O presidente da instituição, Flávio Gonçalves Oliveira, destacou a importância desta integração.
“A feira mostrou que a integração entre negócios, cultura e conhecimento gera muito valor. É exatamente esse caminho que queremos ampliar na Expomontes: trazer novidades, fortalecer conexões internacionais e oferecer um evento que seja referência não só para o Norte de Minas, mas para todo o país. Mostrar nossos sabores ao mundo é também promover desenvolvimento, emprego e renda para a nossa gente”.
Expedição ‘Viagem para a Origem’ leva lojistas de sete estados ao Vale do Jequitinhonha e impulsiona artesanato local
VEJA TAMBÉM
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) ganha versão virtual
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.